pedagogia
host
radios

Via Cascalheira em Camaçari pode passar a se chamar Waldir Pires, em homenagem a ex-governador

Por Bnews em 05/10/2021 às 20:46:16

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) propõe batizar a Via Cascalheira, em Camaçari, na Região Metropolitana de Savador, com o nome do ex-governador Waldir Pires.

Segundo o autor da matéria, o deputado Bira Corôa (PT), a denominação é uma homenagem à importância política e histórica de Waldir para o estado.

Waldir Pires morreu aos 91 anos, vítima de uma parada cardio respiratória, em 22 de julho de 2018. Na noite anterior ele chegou a ser internado no Hospital da Bahia com quadro de pneumonia.Waldir foi eleito vereador de Salvador aos 85 anos em 2012 e cumpriu seu mandato até o fim, encerrando sua trajetória política em 31 de dezembro de 2016 - um ano e meio antes do seu falecimento.

Quem foi Waldir Pires

Nascido em Acajutiba, em 1926, Waldir Pires chegou em Salvador aos 16 anos após ser aprovado no vestibular da Universidade Federael da Bahia para o curso de Direito.

No início da década de 1950, aos 24 anos, foi secretário de Estado no governo de Régis Pacheco. Em 1954, elegeu-se deputado estadual, formando a base de apoio do Governo Antônio Balbino. Em 1958, elegeu-se deputado federal, sendo escolhido vice-líder do Governo Juscelino Kubitschek. Em 1962 ,candidatou-se ao governo da Bahia e perdeu as eleições por uma diferença de apenas 3% dos votos para o candidato da UDN, Lomanto Júnior.

Em 1963, foi convidado pelo Presidente João Goulart para ocupar o cargo de Consultor-Geral da República. Com o golpe militar em 64, foi cassado e perseguido e viveu em exílio no Uruguai e na França. Regressou ao Brasil em 70, quando ajudou na fundação do PMDB.

No ano de 1985, assumiu o cargo de ministro da Previdência Social no governo do presidente Tancredo Neves.

Foi eleito governador da Bahia em 86 nas primeiras eleições diretas para governador após o regime militar.

Em 1990, filiado ao PDT, se elegeu deputado estadual com maior votação na Bahia. Foi eleito deputado federal em 1998 com votação expressiva.

Tentou o Senado em 2002, mas não obteve sucesso. Sem mandato eletivo, foi convidado pelo presidente Lula para o cargo de ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU). Em 2006, assumiu o Ministério da Defesa a pedido de Lula.

Em 2008, foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, que é concedido a brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais. Foi eleito vereador de Salvador aos 85 anos em 2012.

Comunicar erro
pedagogia
host gator

Comentários

Concursso