pedagogia
host
radios

Turca recebe o título de mulher viva mais alta do mundo

Por Redação ZERO71 em 13/10/2021 às 19:52:40
Rumeysa Gelgi, de 25 anos, mede 2,15 metros de altura, dois centímetros a mais do que quando foi reconhecida como adolescente mais alta do mundo pelo Livro Guinness de Recordes. Homem vivo mais alto do mundo também é turco, mas causas do crescimento exagerado de ambos foram diferentes. A turca Rumeysa Gelgi, a mulher viva mais alta do mundo, ao lado de seus pais, sua irmã e sua sobrinha

Reprodução/Twitter/GuinnessWorld Records

A turca Rumeysa Gelgi, de 25 anos, foi confirmada pelo Livro Guinness de Recordes como a mulher viva mais alta do mundo, com 2,15 m de altura. Ela já havia sido declarada a adolescente viva mais alta do mundo em 2014, mas cresceu ainda mais desde aquela época, quando tinha 2,13 m.

Compartilhe essa notícia no WhatsApp

Compartilhe essa notícia no Telegram

Sua altura é devido a uma doença genética rara, chamada Síndrome de Weaver, que provoca outras alterações corporais, além do crescimento acelerado.

Por causa de seus problemas físicos, Gelgi não consegue caminhar normalmente. Ela passa a maior parte do tempo em uma cadeira de rodas, embora consiga dar alguns passos com a ajuda de um andador.

Cão com maiores orelhas e adolescente mais alto do mundo estão entre os recordes do Guinness 2022; veja VÍDEO

Rumeysa Gelgi tem sua altura conferida por uma árbitra do Livro Guinnes de Recordes

Reprodução/GuinnessWorld Records

A jovem diz que o título é importante porque, desde que obteve o primeiro recorde, em 2014, usou a notoriedade como uma plataforma para divulgar sua síndrome e tentar ajudar pessoas que sofrem do mesmo problema ou de outras condições raras.

Ela diz que está acostumada com os olhares surpresos que recebe quando sai às ruas e que a maioria das pessoas é educada e pede para tirar fotos a seu lado. Além disso, costuma receber mensagens carinhosas em redes sociais - diferente do bullying que sofreu quando era mais nova e desconhecida.

Guinness Book divulga recordes bizarros da edição 2022

Curiosamente, o homem vivo mais alto do mundo reconhecido pelo Guinness também é da Turquia. Sultan Kösen tem 2,51 metros, mas sua altura é provocada porque um tumor pressionou seu hipotálamo (uma região do cérebro). Gelgi diz que nunca teve a oportunidade de se encontrar com Kösen, mas que gostaria de conhecê-lo.

A jovem turca não é, no entanto, a mais alta a já receber este título. Ele anteriormente pertenceu à chinesa Yao Defen, que, como consequência de um tumor na glândula pituitária, alcançou a altura de 2,34 metros. Defen, no entanto, faleceu em 2012, aos 40 anos de idade.

Fonte: G1

Comunicar erro
pedagogia
host gator

Comentários

Concursso