pedagogia
host
radios
radio

O Assunto #300: ESPECIAL ELEIÇÕES - violência na política

Por Redação ZERO71 em 17/10/2020 às 02:21:07
Somente em 2020, são mais de 70 políticos assassinados no Brasil - o ponto mais alto, até agora, de uma curva em ascensão. E nesta eleição municipal, a PF afirma que há risco de interferência de milícias e outros grupos criminosos em 18 Estados. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

A quatro semanas do primeiro turno, o Brasil contabiliza mais de 70 assassinatos de políticos em 2020. Atentados contra candidatos e detentores de mandato são a manifestação mais explícita da violência que contamina o processo eleitoral. E, segundo levantamento da Polícia Federal, em 18 Estados há risco de interferência de milícias e outros grupos criminosos na campanha. No terceiro episódio da série especial de O Assunto sobre o pleito municipal, Renata Lo Prete conversa com Pablo Nunes, coordenador-adjunto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, que desde janeiro mapeia esses ataques. E com Bruno Paes Manso, jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, que em livro recém-lançado retrata a ascensão das milícias. Juntos, eles analisam casos recentes e o marco representado pelo assassinato, em 2018, da vereadora Marielle Franco - do qual até hoje não foram apontados os mandantes, a despeito da enorme repercussão. Pablo e Bruno também exploram as origens da relação entre poder e violência no país. A série terá dez episódios, lançados sempre aos sábados.

O que você precisa saber:

O Assunto #289: ESPECIAL ELEIÇÕES - reeleição na pandemia

O Assunto #294: ESPECIAL ELEIÇÕES - PMs e militares nas urnas

Polícia cria força-tarefa para investigar crimes políticos, após morte de dois candidatos no RJ

Cássio Remis, candidato a vereador em Patrocínio, morre após ser atacado durante live; autor é irmão do prefeito, diz polícia

Candidato a prefeito no Pará é morto com tiros na cabeça enquanto estava em restaurante

Eleições 2020: como consultar o número do título de eleitor

Eleições 2020: conheça regras e saiba o que candidato e eleitor podem e não podem fazer

Candidatos a prefeito nas eleições 2020 nas capitais: veja quem são

Desde o dia 3 de outubro vai ao ar, semanalmente, uma edição especial com análises sobre as eleições municipais e convidados especiais. Apresentado por Renata Lo Prete, "O Assunto – Especial Eleições" terá 10 episódios, disponíveis no G1 e em plataformas digitais de áudio.

Renata Lo Prete destaca a importância de debater o tema, já que o resultado das eleições municipais tem interferência direta na rotina diária dos brasileiros. "A série "Especial Eleições" vai discutir os temas mais relevantes do pleito deste ano em conversas com cientistas políticos, especialistas em pesquisas e demais profissionais da área. Serão episódios de debates de ideias, voltados para disputas específicas, sem interferência no material que disponibilizamos nos outros dias da semana", explica a apresentadora. Com mais de 37 milhões de downloads, é uma fonte de informação para o jovem: 40% do seu público tem entre 15 e 34 anos. Desde a estreia do podcast, foram quase 300 episódios com cerca de 400 entrevistados sobre temas como política, economia, meio ambiente, saúde, cultura e educação.

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz e Danniel Costa. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

pedagogia
host gator

Comentários

Concursso