NASA detalha planos para a construção de um trem flutuante na Lua

O sistema FLOAT empregará robôs magnéticos que levitam sobre trilhos durante missões na futura base lunar

NASA detalha planos para a construção de um trem flutuante na Lua

A NASA anunciou planos de retomar seu projeto de construção de um trem flutuante na Lua. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, um sistema de transporte robótico durável e de longa vida útil será crucial para as operações diárias de uma base lunar sustentável programada para ser instalada na década de 2030. A iniciativa é batizada de FLOAT (sigla em inglês para Levitação Flexível em um Trilho).

Segundo a NASA, o sistema FLOAT empregará robôs magnéticos sem energia que levitam sobre um trilho de filme flexível de três camadas. A primeira, de grafite, permite que os robôs flutuem passivamente usando levitação diamagnética. A outra, de circuito flexível, gera impulso eletromagnético para impulsionar os robôs ao longo dos trilhos de forma controlada. Por fim, uma camada opcional de painel solar de filme fino gera energia para a base quando exposta à luz solar. 

Ao contrário de robôs lunares com rodas ou pernas, os dispositivos FLOAT não terão peças móveis e levitarão sobre os trilhos. O objetivo é minimizar a abrasão e o desgaste causados pela poeira lunar. Segundo a NASA, a rede de trilhos pode ser enrolada ou reconfigurada ao longo do tempo para atender aos requisitos em evolução das missões da base lunar.

Carretas serão montadas nesses robôs e se moverão a cerca de 1,61 km/h. Eles poderão transportar aproximadamente 100 toneladas de material em viagens de ida e volta para a futura base lunar da NASA. "Queremos construir o primeiro sistema ferroviário lunar, que fornecerá transporte confiável, autônomo e eficiente de carga na Lua", diz um comunicado da agência espacial.